Neste blog disponibizo atividades ligadas ao programa Gestar II desenvolvidas por alunos da rede Pública Municipal, fotos dos alunos que participam dessas atividades, comentários realizados pelos alunos e pelos professores, planos de aulas e relatórios de atividades dos professores. Os visitantes são convidados a realizar comentários positivos e mandar sugestões.

18/06/2009

Com a palavra os professores cursistas

"Participar do Gestar II está sendo um privilégio e também um desafio para mim, pois nós corremos contra o tempo para dar conta de tantas atividades no decorrer dos dias. Mas estou gostando muito, pois é uma forma gostosa de estarmos buscando novos horizontes e meios para trabalharmos com nossos alunos e um momento maravilhoso de partilha das experiências de cada cursista o que acarreta muita aprendizagem. Em relação às três primeiras oficinas, gostei muito e pude aprender bem a questão de tipos e gêneros textuais que na maioria das vezes nos confundem muito. Tiveram muitos pontos positivos, houve muita aprendizagem da minha parte" (Cidinha)


"A experiência interdisciplinar deu um novo significado ao nosso trabalho. Ao incluir atividades do gestar com ênfase em ensinar com a linguagem textual, as buscas pela produção abriram espaço para reflexão, possibilitando maior envolvimento dos alunos. E assim a produção e a leitura dessas cumpriram sua função social. Tendo em vista que aos alunos, a metodologia usada trouxe resultados positivos, proporcionou-lhes tratar de questões referenciais que fez eclodir habilidades de observação, dedução, julgamento, tais habilidades tão diretamente ligadas às outras disciplinas" (Edinaldo).


"Durante as oficinas do GESTAR II, realizado na cidade de Vilhena, ministrado pelo Professor: Claudemir de Paula. Observei vários pontos positivos como: diferenciar gêneros e tipos textuais, desenvolvi as atividades propostas em sala de aula, em que eu consegui aprender e passar os conteúdos com êxito para os meus alunos, pois as atividades são muito boas e os alunos demonstraram muito interesse." (Maria Cristina)


"Ao começar o curso, confesso que fiquei um pouco apreensiva, acho que por ser a única da minha escola a estar participando e por ser nova na rede municipal. Felizmente, agora, estou me informando com o restante dos professores.
O professor coordenador do curso é uma pessoa muito simpática e divertida e, é claro, muito paciente conosco. Dessa forma, a aula fica mais dinâmica e prazerosa.
Quanto ao caderno de teoria e práticaTP3, posso dizer que é muito dinâmico, trazendo sempre atividades interessantes e reflexivas. Sempre trabalhei com diversificados gêneros textuais, mas nunca de uma forma tão lúdica como nos é proposto no caderno.
O que me deixa muito feliz e realizada é que meus alunos gostaram de produzir os textos sugeridos e, ao perguntar-lhes o que acharam das produções, disseram que tinha sido ”legal”. Quero deixar claro que não foi somente eles que aprenderam,eu também aprendi muito e constato que devemos viver em eterno aprendizado." (Célia Maria)

Sou apaixonada pela Língua Portuguesa, portanto, trabalhar todas as modalidades de linguagens, para mim, sempre foi muito prazeroso.
Estamos vivenciando mudanças constantes e evolutivas em termos de trabalho, cultura, tecnologia e outros aspectos que envolvem a vida humana. Os cargos tradicionais, empregos vitalícios e estáveis estão desaparecendo, dando lugar a novas formas de trabalho: dinâmicas, mutáveis e altamente flexíveis, sendo redefinidas a cada instante. O aspecto humano e a comunicação são fundamentais. Sendo assim, o profissional que não se encaixar neste novo perfil tende a ter menos competitividade no mercado de trabalho, colocando-se em situação de risco.
Diante disso, entendo que o novo perfil do professor deve ser de um profissional que está constantemente buscando novas possibilidades de aprendizagens, principalmente, quando se trata de linguagem.
Assim, posso dizer que meu perfil é o do novo profissional que visa o aprendizado contínuo. (Marinalva)


Nenhum comentário:

Postar um comentário