Neste blog disponibizo atividades ligadas ao programa Gestar II desenvolvidas por alunos da rede Pública Municipal, fotos dos alunos que participam dessas atividades, comentários realizados pelos alunos e pelos professores, planos de aulas e relatórios de atividades dos professores. Os visitantes são convidados a realizar comentários positivos e mandar sugestões.

09/08/2009

Atividades dos cursistas - Oficina 1

Atividade do Curso Gestar II
Texto Jornalístico
Texto elaborado pelos cursistas: Ivanete, Keila, Margarete, Orlando

Brincadeira de criança desvenda mistério Real
Durante recente visita de representantes da UNESCO ao estado do Maranhão, houve uma surpreendente descoberta na casa do pequeno Eduardo, oito anos. Uma parede revestida de pedras guarda parte do tesouro perdido durante a vinda da Família Real ao Brasil em 1808.
A visita já era esperada há mais de um ano, pois historiadores de todo o Brasil, já haviam feito levantamento sobre as diversas possibilidades do lugar onde poderiam encontrar parte deste tesouro.
E em uma brincadeira do pequeno Eduardo com seu amigo Marcos no jardim de sua casa, os dois encontraram um diário muito antigo, escrito em idioma espanhol, onde relatava que aquele lugar havia abrigado os piratas que atacaram a comitiva de D. João VI em sua fuga de Portugal para o Brasil, ocasionando assim a perda de duas caravelas cheias de pedras preciosas e pratarias que compunham os pertences da Família Real.
Alexander Albuquerque, historiador da Universidade Federal do Maranhão já comenta que há mais de cinco anos estuda a localização, a construção da casa e ainda os antepassados da família de Eduardo, os quais herdaram o imóvel há 11 anos. Albuquerque descobriu que os piratas se fixaram naquelas imediações em busca de um local fixo e sem suspeitas. Assim, construíram o casarão e esconderam na parede de pedras o ouro roubado da Coroa Portuguesa.
Albuquerque manteve contato com historiadores da Bahia e da Paraíba, e juntos enviaram relatórios de suas pesquisas à UNESCO. Marta Rocha, mãe de Eduardo, nem desconfiava que herdara uma casa de tamanha importância para a História do Brasil. Mas ressalta que sempre desconfiara do grande zelo que sua bisavó dispensava às reluzentes pratarias e porcelanas que decoravam o ambiente requintado daquele imenso e deserto casarão.
Diante disso os historiadores do local deram início ao processo de tombamento do imóvel citado.
Com o resultado da pesquisa em mãos, Joe Gould, representante da UNESCO, diz que o tombamento é só uma questão de tempo e que a família será indenizada, uma vez que a casa passará por restaurações.
O pequeno Eduardo, radiante com a notícia, já contou para todos da escola, toda a criançada já está muito ansiosa para visitar o local que futuramente será tombado como patrimônio histórico cultural da humanidade.

Um comentário:

  1. ANDRESSA E GISELLY04 setembro, 2009

    PARABENS PARA TODOS OS PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DO CURSO PARA MELHORAR A QUALIDADE DO NOSSO ENSINO-

    ResponderExcluir